Fotografia

Um do meus hobbies é fotografia. Como um eterno aprendiz, vou prestando atenção nos mestres e fazendo algumas tentativas de acertar. Abaixo, um texto muito interessante sobre fotografia escrito por um fotógrafo de mão cheia:

6 Ideias Sobre Fotografia

Sérvulo Torres
www.flickr.com/servuloh


Amigos, eu não tenho muito para ensinar, mas tenho seis ideias básicas de como podemos evoluir na fotografia... acho que de algum modo elas são compartilhadas por quase todo mundo, mas estão meio soltas no nosso inconsciente, e por isso, acho que vale a pena sistematizá-las:

1ª - Nossos pais nunca nos mandaram clicar "X" vezes ao dia... fotografamos porque gostamos, o que é uma enorme vantagem, porque assim sendo, temos uma chance muito maior de fazê-lo bem.

Ansel Adams falou o seguinte: "Algumas pessoas ganham a vida com a fotografia, para outros a fotografia lhes dá a vida..."

2ª - A melhor máquina é aquela que está com você, a que você não tem medo, nem preguiça de transportar, por ser muito cara, ou grande e pesada demais! Sabemos que há máquinas e acessórios muito melhores que outros, mas se por alguma razão ela não estiver com você, aquela cena única que se passa em fração de segundo, que você gostaria registrar, estará perdida para sempre...

"A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!" (Ernst Haas).

O ideal mesmo, é ter a "tal" para eventos programados ou previsíveis, e a melhor compacta que você possa ter, para aqueles momentos mais inesperados! Tendo que escolher entre as duas, eu fico com a última, porque as minhas fotos, em sua imensa maioria, são feitas na rua!

3ª - Resolvidas as duas questões anteriores, é preciso fotografar muuuuito (temos muita sorte de vivermos nessa era digital, na qual praticamente não existem limites para o número de clicks). Isso vai te tornando cada vez mais rápido, além de aprimorar o instinto que muitas vezes se encontra adormecido dentro da gente, que são qualidades essenciais quando falamos em fotografia!

Quanto mais a gente fotografa, mais atentos ficamos ao ambiente que nos cerca, o que nos traz mais "n" possibilidades de clicks e mais queremos fotografar... funciona como um círculo virtuoso!

E estatisticamente falando, quanto mais se fotografa, maiores são as chances, mesmo que no início seja por pura sorte, de fazermos uma ou mais fotos, muito boas! :)
Bresson já falou que as piores fotografias de uma pessoa, são aquelas 10.000 primeiras...

As duas ideias seguintes, são as que estão relacionadas com a necessidade de "Ver", citada pelo Haas.

4ª - Agora que você tem as fotografias, é essencial ter alguém mais experiente que você que ao vê-las, cutuque a ferida, mostre o que está errado ou não tão bom, e como você pode melhorar ...e isso, o "Capitão" (Marcelo Carnaval, fotógrafo editor do blog Globofoto) faz com maestria, de um jeito que alguns não gostam, mas que a grande maioria se amarra e aprende de verdade com ele!

5ª - Ver muitas fotos, boas e ruins, porque podemos aprender tanto com os nossos erros, como também com os erros e acertos dos outros, e começamos a fazer a nossa própria crítica e autocrítica!

6ª - Saber que nenhum aprendizado é concluído... estando sempre aberto a novas ideias, podemos e devemos aprender todos os dias! E a era digital nos facilita novamente, ao se apresentar também como instrumento de acesso a uma fonte virtualmente infinita!



 
 
 
 

HISTÓRIAS DE MOTOCICLETA - © 2016 Todos os direitos reservados